quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A troca

Fui ver este filme um pouco para descontrair, tinha sido desafiado a ver, tinha a noção da história e do que se tratava, pensava que iria ser um filme que puxasse um pouco por nós, no sentido de viver emoções, mas que fosse soft.

A realidade foi outro, para mim é um filme muito bom em todos os aspectos, com pormenores deliciosos e que nos prendem à cadeira, com a vontade de consumir mais, mas ao mesmo tempo é um filme forte em que me senti incomodado, pois trata-se de uma história verídica, isto até levou ao ponto de quando tive oportunidade fui ver mesmo relatos da história para separar a ficção do filme com a realidade, e há muita realidade no filme, o que é de chocar um pouco. Como é que a nossa sociedade se quiser tem muito peso e como é difícil sozinha lutar contra meio mundo, com tantas adversidades. Quem tem poder mandar...

Reflecti logo na situação actual dos professores que lutam por recuperar a sua imagem e respeito, mas que tem imensas adversidades, com miúdos que tem o "poder", onde a escola, os pais e também as várias instituições oferecem a estes, permitindo que eles consigam alcançar o cumulo de fazer todo o que lhes apetece.

Por outro lado também me fez pensar e valorizar aquelas pessoas que nunca perderam a sua dignidade e estão seriamente a lutar contra tudo e todos, isto é, pessoas que no seu trabalho dizem não, porque não é justo abusar da sua pessoa, ou que mostram que são humanos e não se deixam absorver pelo trabalho.

Aconselho vivamente irem ver A TROCA e não pensem que é só um filme para ver e comer algumas pipocas!Etc... É um filme muito bem conseguido, interpretado e realizado. Na minha opinião é um filme forte.

Sem comentários: