segunda-feira, 10 de novembro de 2008

III Congresso de Marvila

O terceiro congresso ficou marcado pela interculturalidade existente na minha freguesia. Este invento teve lugar no anfiteatro da D.Dinis e correu muito bem, com várias presenças de vários grupos que mantém e lutam pela divulgação de cultura e desenvolvimento na freguesia. Embora o espaço seja pequeno para as várias exposições fora do anfiteatro, dentro deste tiveram várias pessoas a mostrar a sua vontade e empenho em conseguir juntar as várias culturas existentes a nível social para minimizar a discriminação e acolher aqueles que são indesejados.

Acho que este congresso era muito interessante para professores, psicologos e familiares de miúdos que frequentam as escolas da minha freguesia e não só, pena que a aderência a este evento não tenha sido o numero desejado, e mostra claramente que a população da minha freguesia está longe de se interessar pelo desenvolvimento da freguesia e do empenho de várias instituições.

Gostei de um promenor de vários oradores dizerem que Chelas evoluiu de uma forma gigantesca, se há 20 anos falar em Chelas era um terror e qualquer taxista que transportava pessoas para Chelas alarmava os clientes, hoje em dia isso já não sucede. E eu também comecei a pensar, realemente Chelas evoluiu imenso, desde a termos espaços com bom aspecto, metro, feira nova entre outras coisas, como por exemplo os passeios estarem bem compostos, ver a zona da mata o que era e o que é hoje, o mesmo com o parque da Bela Vista. Claro que há muito para se fazer e tem-se feito, o facto de começar a chamar por bairros e marvila e deixar de designar por Chelas é já um bom espaço.

Pois Marvila daqui a 10 anos vai ser um dos locais Ins de Lisboa, pois vai acolher várias estruturas bem importantes como o hospital de todos os santos, o IPO entre outros edificios que se vão construir... Tenho muito orgulho no local onde vivo, pois vivo num local simples, humilde, a minha junta também sempre foi assim e tento de uma maneira ou de outra anunciar a minha zona, os meus colegas e amigos de outros locais fartam-se de brincar comigo porque falo muito de várias coisas em Marvila, mostro o gosto por ser de Marvila e tenho mesmo esse gosto.

Marvila é um local de futuro e a freguesia vai comemorar 50 anos de existencia.

Sem comentários: