domingo, 14 de junho de 2009

Allariz

Nesta vila há uma festa que é a festa do boi. E tive oportunidade de ir e viver um pouco da festa. Obviamente não a conhecia e se o meu amigo que está em Ourense não vive-se lá, esta festa passava-me ao lado. Bem como a colega de trabalho dele está a viver em Allariz.

A festa do boi é uma tradição, parece ser um pouco agressiva...pois durante uma semana é largado um boi de tempos em tempos e que anda no meio da vila e as pessoas fogem, outras observam... É controlado por vários homens. É bem diferente de Pamplona, pois o boi é manso e é controlado por cordas que estão colocadas nos chifres, apesar de que se o boi quiser dar uma cornada em alguém, não é fácil de o impedir... Ele está livre de movimentos.

Eu gostei da experiência, pois dá-se o sinal que é solto o boi e as pessoas ficam expectantes... porque ninguém sabe por onde ele irá passar...depois há uma emoção e adrenalina quando se vê as pessoas a correrem e o boi aparece e vai para outra rua. Por acaso não sei bem descrever...pois sempre achei uma estupidez...Mas na realidade e estando num local com aquela festa, uma pessoa envolve-se e vive aquilo de uma forma única...

Sinceramente gostei e não acho que seja cometido nada de anormal... Aliás há 5 bois, pois há sempre a largada de manhã e outra ao inicio tarde e outra à tardinha. É uma tradição talvez um pouco agressiva...mas o animal não é mal tratado. Gostei da experiência. Foi um dia bem passado.

Sem comentários: