quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Praia campo...

Praia campo…

É uma actividade da qual eu tive a felicidade de fazer parte, é bom que a câmara de Lisboa tente efectuar algo pelos mais novos, proporcionando um tempo diferente ou não… consoante as realidades de cada freguesia. Na minha esta actividade é muito importante, pois há muitos miúdos que vivem em realidades completamente adversas e muitos surpreendem-nos pela sua forma de estar positiva.

Há muitas crianças carentes, no primeiro turno tínhamos um rebelde, que aproveitava o facto de ter esse estatuto para ser “mau” para com os outros e armar-se em bom, pois não tinha ninguém que lhe fizesse frente, sabendo ante mão que no bairro dele, ele sofria bastante com os mais graúdos…tal como outro era a mesma coisa, mas esse na minha opinião era pior. Iato fez-me pensar como é que uma criança que vive numa determinada realidade pode dar a volta por cima, ou tornar-se noutra pessoa…Curioso que há N histórias em que criança era A e depois tornou-se B, e vice-versa. É engraçado como muitos se tentam afirmar, mostrar, tomar comando.

Conheci dois rapazes fantásticos, um dos quais tive muito contacto apesar de não ser do meu grupo. Ele tinha o seu “gang” e o curioso era a forma como ele liderava e conseguia controlar todos de uma forma única e bem educado, se algum outro fizesse porcaria, etc…ele conseguia dar a volta, engraçado ver um miúdo de 11 anos a ser muito respeitado e acima de tudo com uma personalidade enorme de justiça, o outro era um pintas de aparência, mas uma ternura como pessoa, se vissem os pais destes dois, assustavam-se, pois é pessoal dito das barracas, muito mal formado. Gostei mesmo muito de ter conhecido o yuri. Excelente rapaz e sabia comportar-se e fazer com que os outros também se comportassem e isso é mesmo de um grande valor.
Praia campo é sempre uma marca para quem o faz, infelizmente vivemos numa sociedade em que tantas pessoas vivem uma realidade distinta, há freguesias que…é melhor nem comentar, entre outras situações. A minha freguesia não é a melhor, mas faz um bom trabalho e tem a atenção a várias coisas, desde as quais proporcionar quinze dias diferentes, tentando incutir responsabilidade e determinadas regras.

Tive um miúdo do qual dei-lhe muita confiança, um tipo muito mimado e que tinha a mania que podia fazer tudo. Não gostei nada dele, por isso mesmo. Um menino da mamã, mimado e que fazia asneiras aos outros e depois vinha ter comigo quando não paravam de chatear, entre outras coisas…para o final já não estava a suportar tanto orgulho e menino mimado. Enfim, no primeiro turno tive este miúdo e uma outra miúda que fazia montes de asneiras pela calada, era uma rata, mas comigo deu-se mal, pois a coloquei no lugar. No segundo turno, tive um dos meus melhores grupos, impecáveis.Quem tiver oportunidade de fazer praia campo não hesite, eu tenho pena de o ter feito tão tarde…Mas mais vale tarde do que nunca e vou tentar fazer sempre que seja possível e consiga, pois é uma experiencia muito elevada.

Sem comentários: