domingo, 12 de abril de 2009

Abraço da paz

Já algum tempo era para partilhar um facto que me tem incomodado, por diversas razões, pela
nossa cultura, simplicidade e abertura. O facto de estar cada vez mais na moda a mulher dar um aperto de mão no acto de cumprimentar a um homem e vice-versa.

Ainda por cima isto está bem presente numa celebração Eucarística. Na altura do abraço da paz, as mulheres estendem as mãos...Isto incomoda-me porque é tão impessoal, é algo fora da nossa cultura, é criar uma distância mesquinha... um ar de não me toques por favor que me desafinas.

Acho que devia ser algo natural o cumprimento entre o homem e a mulher. É uma marca o facto de nós portugueses sermos um povo afável e próximo. Nada de distante e fechado no próprio umbigo. E isto tudo reflecte na nossa sociedade. O facto de caminharmos num meio que tende em se isolar e tende a ser egoísta por si só...Claramente que sou contra esta maneira de cumprimentar. Enfim...há algum tempo que queria dizer isto!:-p

Sem comentários: