domingo, 10 de maio de 2009

Passeio mistério 2009

Passeio mistério é uma actividade organizada pela minha junta (Marvila) e tem o âmbito de animar e proporcionar um dia diferente para muitos idosos. Este ano foram 11 camionetas, por isso como devem depreender eram muitas pessoas, mas felizmente correu tudo bem e foi o melhor ano desta actividade, apesar de acontecerem sempre situações adversas nalguns casos pontuais que acontecem sempre, pois como são idosos não temos controlo na quantidade de bebida e alguns ficam alegres.

Na minha camioneta estava um pouco receoso pois tinha um grupo de homens, todos reinadios e alegres, eram 5 e dois deles fizeram o cumulo de retirar os lugares das mulheres para irem os amigos. Mas felizmente estes souberam-se controlar, apesar de no final estavam ligeiramente tocados!:-p E não foram os únicos. Havia uma mulher que estava tocadinha e um homem que estava mesmo com "os copos", pois não se calava e eu cada informação que dava, passado pouco tempo ele voltava a perguntar.

Este ano fomos a Vila Viçosa, nunca tinha visitado. É um local bonito, grande e com alguns monumentos para ver. Ficamos na vila 1hora e picos porque saímos de Marvila com meia hora de atraso. Havendo muitas pessoas era previsível a possibilidade de exitir muita confusão na vila e não foi o que aconteceu. Eu tinha um mapa que não era dos melhores e como não conhecia o local, tentei levar os idosos a ver o bendito palácio, mas compreendi que a distância era elevada então fomos a outros locais.

Houve colegas meus que nem conseguiram levar pessoas a algum monumento, pois estes estão dispersos. Pelo menos o meu grupo foi ver 3 coisas, o que não foi mal e consegui cumprir os prazos, andando com toda a calma e fiquei contente com a minha prestação. Apesar de ter tido uma falha, pois tinha dito que íamos ao bendito palácio e não fomos, nem a pé, nem passamos indo de camioneta devido a várias circunstâncias. A única coisa que devia ter tido atenção era explicar o facto de não termos passado pelo palácio. Um idoso fez-me essa critica quando estavamos a vir para Lisboa e depois redimi-me.

Depois do passeio, fomos para a parte central da actividade que é o almoço e convivio com bailarico e não só. A quinta era muito boa, apesar de haver pouco espaço para dançar. Este ano correu muito bem, pois quando se trata de comida...nem queiram imaginar o que é para um idoso, parecem famintos e atacam a comida como se "morressem amanhã", é algo impressionante. Felizmente este ano não aconteceu nada de mais, pois no passado havia sempre alguém que metiam comida nas malas ou nos bolsos, uma coisa assustadora, mas eles já estão "domesticados".

Gosto sempre de entreter, animar e estar no meio de pessoas. É muito gratificante o carinho e amizade mostrado por muitos dos idosos que passaram e passa por mim. É bom ouvir "Não é para desfazer da pessoa que está a animar a minha camioneta, mas estou muito zangada consigo. Abandonou-me" ou "Na próxima actividade quando fizer a inscrição vou exigir que você venha na minha camioneta". Enquanto puder e der, vou participar dentro das minhas capacidades nestas actividades. Dá-me um gozo enorme brincar com eles, têm muito para dar e apreendo muito com eles. É um enorme desafio.

Sem comentários: