quarta-feira, 6 de maio de 2009

Amesterdão

É uma cidade bonita, com vários canais e com uma arquitectura fantástica. Mas confesso que esperava mais... É confusa, é um pouco suja, não tem atenção aos turistas, isto a nível de mapas e indicações.

Pensei que as avenidas fossem mais largas e que houvesse um maior respeito pelos ciclistas, pois estes apitam, mas não abrandam. Ainda levei com um em cima por esta mesma razão. Gostei muito de andar de barco pelos canais, bem como visitar a casa de Anne Frank, é uma sensação estranha...que emociona e coloca uma pessoa muito pensativa pela história e não só... Fiquei admirado pela forma rápida e ágil que o família Frank respondeu e se escondeu em anexos que são bem grandes. E por tudo o que rodeia. Dá vontade de ler o seu diário...porque estive lá e porque realmente nunca o li...

Também fui ao museu do Van Gogh e ao museu casa de Rembrandt. Fiquei admirado por Van Gogh ter decidido ser pintor e não ter estudado nenhum tipo de técnica e ter pintando vários quadros marcantes. Enquanto o outro (Rembrandt) lutou por ter uma vida social elevada e pintava quadros para ter dinheiro e manter a sua vida, também descobriu novas técnicas para pintar e estampar nos papeis, só que não conseguiu manter a sua casa... pois esta é enorme e tinha montes de colecções.

Amesterdão tem vários monumentos de interesse elevado, mas não contem muita diversidade e quantidade e por esta razão acho que não é necessário estar muito tempo por Amesterdão, isto é, 2 a 3 dias chegam para visitar a cidade.

Fui à famosa Red Light District, onde as meninas lá estão nas montras a tentarem atrair clientes, outras a falar ao telemóvel, outras a arranjarem-se. Há lá de tudo, desde feias, magras, mais cheinhas, mais velhas...estão 24 horas activas, há sempre uma montra que está aberta. É mesmo a cidade do sexo como às vezes é conhecida.

Depois temos as famosas coffee shops onde também estive com as pessoas que foram de viagem comigo, só que eu e outras não consumimos nada. Foi só para dizer que tivemos numa coffee shop!:-p

Acho que os holandeses não são muito afáveis, também porque não necessitam de o ser. Pois há muita fama em torno de Amesterdão e tem um elevado numero de turistas. É preciso ter cuidado com os ciclistas. Eu levei com um em cima!:-p E não foi nada agradável...Ainda estou com dor de costas...

Foi também visitar uma cidade próxima chamada Leiden. Um local muito giro com os moinhos característicos da Holanda e com muito espaço verde, canais. É um local bonito, tranquilo e que aqui sim, dá vontade de andar de bicicleta.

Aconselho a visitarem Amesterdão e também irem a Lieden para relaxar um pouco. Há muita diversidade de pessoas, intenções e culturas.

Sem comentários: